top of page

Além do tradicional

Pai, mãe, filhos. Esse é o padrão convencional de família adotado nos primeiros séculos da história. É também o padrão dito normal e socialmente aceito. No entanto, o conceito de família também diz respeito à união de pessoas com laços afetivos e essa vai além da constituição tradicional. Vem se tornado cada vez mais comum a adoção de crianças por casais homossexuais, gerando assim, uma família e consequentemente polêmica para a sociedade atual.

Muitas pessoas vêm com preconceito a adoção de uma menina por um casal gay, por exemplo. Na verdade, a ideia de que a menina precisa ver uma figura feminina como exemplo, no caso a mãe, é um dos fatores desse preconceito. No mesmo modo, um menino adotado por um casal de lésbicas. O preconceito, nesse ponto, pode frustrar o sonho dos pais e das crianças de uma simples moradia.

Há também, além das famílias formadas por casais homoafetivos, a inversão de papéis na comunidade patriarcal, onde a mãe assume a chefia de casa por diversas circunstâncias, ou o agrupamento familiar transcende a estrutura tradicional e avós ou tios tomam de conta dos filhos dos outros parentes. O que, também, é visto como anormal, mas com menos preconceito.

Essa falta de compreensão por muitos gera conflitos sociais e até mesmo a impossibilidade de uma criança sem perspectiva possuir um lar. Dessa maneira, indica-se a desinformação e preconceito do povo, além da falta de respeito ao direito de liberdade de indivíduo homoafeitvo ou pai e mãe solteiros de constituir família. Porém, muitas vezes, são nesses núcleos que se demonstram mais harmonia e entendimento, mesmo fora de padrões.

O fato é que independente das formas, é necessário buscar de maneira pacífica solucionar os percalços desse tema público. A informação de que é crime desrespeitar alguém por sua opção sexual, religiosa ou política precisa chegar a todos. Como também, a consciência das transformações no agrupamento familiar na atualidade. A aceitação pode não ser a opção mais fácil, mas o respeito às novas formas de relações existentes precisa prevalecer.


POSTAGENS EM DESTAQUE
bottom of page