top of page

Grammy Latino 2017

Latin Grammy Awards, também chamado de Grammy Latino, é uma premiação de música latina, criada em 2000 pela Academia Latina da Gravação para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de determinado ano. Qualquer álbum que tenha sido lançado no mercado durante o período de um ano e que tenha sido gravado em português ou espanhol pode concorrer ao Grammy Latino. Tanto os indicados quanto os ganhadores são eleitos por votos de membros qualificados da Academia. Os eleitores são profissionais de indústrias especialistas na área e de sucesso na profissão musical. A grande premiação latina é transmitida para 40 países e totaliza uma audiência de 80 milhões de pessoas. A próxima premiação será realizada no dia 16 de novembro no MGM Grand Arena, maior hotel-cassino do mundo, localizado em Las Vegas nos Estados Unidos. Além de produzir a Entrega Anual do Grammy para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a agremiação latina promove também a sua fundação cultural que tem como principal objetivo promover programas educacionais através de bolsas de estudos, além de viabilizar a consciência internacional e a apreciação das contribuições significativas da música latina e seus criadores para a cultura mundial.

"Mais do que nunca, a música latina continua a ter um enorme impacto cultural, unindo pessoas em todo o mundo", disse Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. "Muitos dos indicados deste ano têm se expandido para além de gêneros tradicionais para criar diferentes fusões através de colaborações criativas. Estes artistas, produtores e autores, unidos pela excelência artística e devoção ao seu ofício, se uniram para apresentar música eclética, que resultou em um sucesso mundial.”

O prêmio Grammy Latino se divide em dezessete categorias, e cinquenta subcategorias específicas, as séries mais disputadas e concorridas são: Música do Ano, Melhor Fusão Urbana, Álbum do Ano, Melhor Álbum Pop Contemporâneo e Gravação do Ano.

O rapper, escritor, cineasta, produtor e fundador do grupo alternativo de rap Calle13, “Residente”, lidera a lista com nove indicações ao todo. O colombiano Maluma tem sete indicações e também a colombiana Shakira conduz com seis participações. Com cinco indicações estão o astro pop colombiano Juanes e a cantora pop chilena Mon Laferte. Luis Fonsi, responsável pelo hit mundial Despacito, que já superou a marca de quatro bilhões de visualizações no Youtube, é uma figura importante na agremiação com quatro nomeações ao prêmio.

Apesar de estar se destacando no mercado fonográfico internacional com suas músicas intensas e movimentadas, a cantora e compositora brasileira Anitta, dona dos maiores Singles como “Sim ou Não”, “Paradinha”, “Sua Cara”, “Will I See You” e “Is That For Me”, já foi indicada duas vezes ao Grammy Latino, mas não venceu a série, este ano infelizmente ela não foi indicada a nenhum prêmio. Entretanto, outros artistas brasileiros como Luan Santana, Mano Brown, Blitz, Daniel, Ana Vitória, Tiago Iorc, Diogo Nogueira, Nando Reis, Alexandre Pires, Daniel, Marília Mendonça, e Simone & Simaria, estão representando o Brasil em diversas categorias que incluem a música portuguesa.Veja a lista completa dos indicados e suas respectivas categorias no site oficial da premiação: https://www.latingrammy.com/pt/nominees


POSTAGENS EM DESTAQUE
bottom of page