top of page

O Impacto das Redes Sociais nas Relações Pessoais


Constantemente novas redes sociais surgem, tornando-se cada vez mais comum o uso das mesmas. Sendo as relações interpessoais de toda uma nova geração, estabelecidas a partir do uso das redes sociais. Segundo a pesquisa TIC Kids Online, a cada três crianças e adolescentes brasileiros com acesso a internet, conectam-se a rede mais de uma vez por dia. Afinal, se a prática constante do uso das redes sociais começa desde a infância, como controlar essa cultura de vida online?

É necessário ressaltar que o que se discute não é necessariamente o uso das redes sociais, mas sim a forma com que elas são usadas. Geralmente, de forma excessiva e vinculadas a prática de superexposição. A utilização em excesso, muitas vezes resulta em um isolamento do ‘’mundo real’’, cultivando um sentimento de solidão capaz de desencadear o surgimento de diversos transtornos psicológicos, como a ansiedade, a dependência da internet, o ataque de pânico, e até a depressão.

Mas o fato é que a prática de expor é um dos principais propósitos no uso das redes sociais. Seja a curiosidade pela exposição da vida dos outros, ou para expor as próprias vidas. E com a exposição, vem a exibição de vidas e relacionamentos perfeitos, acompanhado à exaltação de um padrão de estética e beleza inalcançáveis. Com o intuito de evitar o isolamento social e essa superexposição, torna-se necessário estabelecer um limite para que delimitemos esse acesso, lembrando que os relacionamentos pessoais são tão importantes quantos os virtuais.Criando esse equilíbrio, impedimos assim a total imersão em uma realidade inventada que na grande maioria das vezes, tão pouco se assemelha a vida real.


POSTAGENS EM DESTAQUE
bottom of page