top of page

Política e porquê fazer?


O desafio de governar um estado ou nação é buscar para ela negociações que venham compatibilizar interesses. Para Aristóteles, o filósofo grego, define-se política como a ciência que tem por objetivo a felicidade coletiva.

O homem é um ser social e político por natureza, por isso a busca natural de conviver em sociedade. Política trata-se da convivência de diferentes, já dizia Hannah Arendt, filósofa alemã. No atual momento é impossível falar de política sem falar de desilusão. O cenário de escândalos e corrupções vivido hoje faz crescer a apatia política. Contudo, o afastamento pessoal não faz diminuir a situação, pois o cidadão faz política estando presente ou se omitindo. A presença permite eleger, cobrar, criticar e dialogar com os representantes. É por meio dessa via que podemos combater a corrupção e tantos outros males que se fazem presentes e desnorteiam o sentido de política verdadeiro.

Precisamos nos impor, ao invés da omissão, vamos nos fazer presentes, só assim, conseguiremos impedir que corruptos se instalem no poder público e fazer valer a democracia, onde seremos não só receptores, mas formadores, diminuindo cada vez mais a longa distância que existe entre sociedade e poder público.


POSTAGENS EM DESTAQUE
bottom of page